quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Você é "só" um profissional de nível superior?


Outro dia ouvi de um amigo um comentário sobre seu colega de trabalho, que se dizia injustiçado pelo trabalho que estava fazendo, pois o julgava [o trabalho] inferior às suas qualificações, já que era um profissional de "nível superior", se achava muito mal pago. Meu amigo, que estudou na mesma faculdade que o colega reclamão, questionou até onde a reclamação era válida, já que Zé reclamão era o tipo de colega escorado... Aquele, que pega carona nos trabalhos e provas em grupo, filava muitas aulas pra curtir a night com a turminha de iguais e até a monografia foi de procedência duvidosa. Nunca teve iniciativa para os assuntos acadêmicos, que não fossem festas e congressos.
Depois de ouvir todo o relato fui pra casa pensando sobre o assunto e comecei a avaliar quantos amigos meus ingressantes ou não das universidades repetiram pra mim: "Eu só quero o diploma!". Quantas pessoas passam pelas universidades, mas parece que a universidade não passou por elas. Será que aquele canudinho entregue no dia mágico da formatura por si só garante alguma coisa? É claro que não, mas parece que muitos não sabem ou ignoram isso.
Quando ouço os especialistas em recrutamento e seleção falar sobre o que é avaliado num candidato para uma vaga ou para uma promoção, em níveis gerenciais e estratégicos, sempre vem características como liderança, visão, saber trabalhar em equipe, entre outras habilidades. A meu ver nada disso se aprende na cadeirinha da faculdade. São habilidades conquistadas através da experiência no dia-a-dia, não só no ambiente coorporativo, mas até com nossos familiares e amigos.
Seu professor pode até lhe dizer o que um bom líder precisa ter, mas transformar-se no que ele diz não acontece [apenas] na sala de aula.
Que tipo de profissional você é?
Uma coisa é ter um diploma. [O que está cada vez mais fácil]. Ser o profissional que o mercado quer... Bem aí, não vem no pacote do diploma. Nem na Harvard Business School.

Nenhum comentário:

Postar um comentário