Como se faz uma promoção hoje em dia? É igual há 20 anos? Certamente  não. Antes disso: como nasce e como se desenvolve um planejamento  estratégico em pleno século XXI? Algumas poucas coisas não mudaram, é  verdade, mas muitas se transformaram e alteraram de forma avassaladora a  forma como se faz Marketing. Não vou elencá-las. Para ficar apenas na  seara promocional, multiplicaram-se os pontos de contato com o  consumidor e as dificuldades de acessá-lo. Para chamar a sua atenção,  envolvê-lo e aumentar as vendas, é necessário se reinventar.
 Semana passada, uma discussão me chamou atenção. Na verdade, uma  tentativa de discutir, durante o julgamento de um prêmio, sobre a  essência do Marketing Promocional. Enquanto uma minoria defendia uma  essência de 20 anos atrás, a maioria olhava para o presente e enxergava  outras possibilidades diante de uma realidade bem diferente. É  importante dizer que não há nenhum problema com a disciplina, mas sim na  visão de profissionais que não olham o mundo em sua volta. O próprio  julgamento dos trabalhos mostrou isso.
 Pouquíssimos cases saíram do comum e chamaram atenção pela inovação,  enquanto outros fizeram mais do mesmo e sequer foram considerados. Mas  houve aqueles que realizaram o trabalho de casa bem feito, seguindo as  regras do mercado atual, e conseguiram seus prêmios. Isso mostra como  ainda há uma minoria, q ue infelizmente não é tão minoria assim, que  pensa como se estivéssemos no século XIX. Ficou provado que as ações  embasadas num modelo de 20 anos atrás não são mais suficientes para  entregar os resultados exigidos em 2011 e daí para frente. O mundo mudou  e o Marketing deve mudar. Simples assim.
Fonte: Site www.mundodomarketing.com / Autor: Bruno Melo

Nenhum comentário:
Postar um comentário